INSTITUTO EXECUTIVO

Gestão da Saúde e Auditoria

(Adequado à Res. 01/2007 CES/CNE)

Público Alvo: Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Biólogos, Administradores, Contadores, Economistas, Advogados e outros profissionais de nível superior de áreas correlatas.

Objetivos: Capacitar profissionais nas diferentes áreas da saúde, permitindo assim o bom desenvolvimento das funções de gerência, gestão e auditoria de sistemas de saúde, para atuação em empresas públicas e privadas, incluídas empresas contratantes de serviços (planos de saúde, seguradoras, autogestoras de saúde, contratadas do SUS e outras) assim como as de assistência médica e hospitalar. Habilitar para a função de “Auditor interno”(Controller) em empresas prestadoras de serviço de assistência médica e hospitalar (hospitais, clínicas, laboratórios e outras).

Diploma: Especialista em Gestão da Saúde e Auditoria.
Dias e Horários: 01 vez ao mês. De sábado a domingo. Sábado das 08:00 às 12:00 e das 13:00h às

18:00 e domingo das 08:00 às 12:00. Duração do Curso: 20 meses

Corpo Docente: Constituído de professores com Doutorado, Mestrado e Especialização com larga experiência técnica e acadêmica.

Carga Horária: 370 h/a
Documentação Necessária: “Curriculum vitae”, 02 fotos 3X4 colorida e recente. Fotocópia autenticada de: Diploma de Graduação; Histórico escolar de graduação, RG e CPF. Local de realização: Sede do Instituto Executivo em Sobral-CE (100% presencial) Conteúdo Programático:

1. Políticas de Saúde e Regulação Ementa:

A disciplina oferece os conceitos da organização de sistemas de saúde, analisando e comparando o modelo brasileiro e modelos internacionais. Apresenta e discute as principais fontes de financiamento do setor da saúde, permitindo que você tenha uma visão geral de seu funcionamento econômico, destacando os desafios atuais. Discute o papel das agências reguladoras e sua interface com os diversos players do mercado, usuários, operadoras, hospitais e prestadores de serviço.

  1. Contabilidade Gerencial e Gestão de Custos em Saúde Ementa:

    Definições sobre receitas, custos, ativos e lucro relacionados a saúde. Uso inteligente da informação contábil pelo gerente, suportando a tomada de decisão, inclusive de formação de preços. São analisadas as necessidades das informações contábeis para fins gerenciais, os métodos de custeio modernos, suas vantagens e limitações, particularmente no setor de serviços de saúde.

  2. Processos da Gestão Estratégica de Pessoas Ementa:

  3. Liderança e Gerenciamento Ementa:

  4. Qualidade e Auditoria em Saúde Ementa:

    Desenvolvimento dos sistemas de qualidade, normatização e certificação e sua aplicação em serviços de saúde. Auditoria da qualidade: conceituação, objetivos e classificação das auditorias de qualidade. Planejamento e programação e avaliação da excelência dos serviços prestados e nível de satisfação dos clientes. O Sistema Nacional de Acreditação Hospitalar Brasileiro, e a aplicabilidade em auditoria de sistemas de saúde. Tabelas CBHPM – Classificação brasileira hierarquizada de Procedimentos Médicos. Instrumentos de credenciamento de serviços terceirizados.

    1. Auditoria do Sistema SUS Ementa:

      Avaliação dos Sistemas de Serviços de Saúde Pública SIA/SUS, SIH/SUS, SIM, SINAN, SISVAM: estudo de sua regulamentação, organização, níveis de competência e ações desenvolvidas no controle e auditoria operacional da rede própria e credenciada. O papel do auditor na mudança de abordagem nas ações de saúde. Estudo dos programas específicos do MS (Farmácia Básica, PSF, Carências Nutricionais).

    2. Ética e Legislação em Auditoria Ementa:

      Ética, deontologia e bioética. Deveres de conduta do auditor: decálogo ético do auditor; informação; auto-informação; vigilância e abstenção de abuso. Normas relativas ao posicionamento entre: auditor e auditado; auditor e pacientes. Os deveres de conduta. Responsabilidade civil e penal dos profissionais de saúde. Os direitos do cidadão: o profissional de saúde diante do código de defesa do consumidor. Lei no 9.656/98 – Lei dos Planos de Saúde.

    3. Auditoria Operacional em Sistemas e Serviços de Saúde Ementa:

      Auditoria em Saúde. Estrutura e atribuições dos auditores. Protocolo técnico. Instrumentos e roteiro da Auditoria Operacional. Mecanismos e Instrumentos de regulação. Análise de prontuário e de documentos. Sistema suplementar. Auditoria em serviços ambulatoriais e em serviços hospitalares de Planos de Assistência e de Seguros de Saúde. Benefícios da Auditoria Concorrente, novos procedimentos (rol da Ans). Gerenciamento de casos e medicamentos de alto custo.

    4. Auditoria em Unidades de Emergência, Internação e Terapia Intensiva Ementa:

      Hospitais sentinela e Gerência de Risco – legislação, implantação e desenvolvimento do Programa, segundo a ANVISA. A avaliação das ações desenvolvidas e as relações contratuais. Métodos e ferramentas de análise dos serviços prestados. Auditoria em Neonatologia e UTI Neonatal. Auditoria em UTI e Unidade Coronariana, em Oncologia Clínica. e Terapia Renal Substitutiva. Auditoria em serviços ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos: classificação e análise do impacto sobre os custos dos sistemas.

    1. Auditoria Gerencial em Saúde Ementa:

      Rede credenciada. Avaliação das capacidades técnica, física e funcional dos prestadores de serviço , (operadoras dos planos de Saúde). Métodos de controle de demanda dos prestadores de serviço e dos usuários. Custos da assistência médica. Auditoria/análise de contas médica e papel do auditor. Custos e classificação das orteses e próteses. O papel do auditor na organização monitoramento e avaliação da auditoria hospitalar. Identificação e monitoramento dos ofensores dos custos. Estabelecimento de controles e alarmes internos dos custos por subsistemas de assistência à saúde. Gerenciando a auditoria e a análise das contas médicas.

    2. Metodologia da Pesquisa Ementa:

      Fundamentos da metodologia da pesquisa científica aplicada à gestão da saúde e auditoria. Normas e procedimentos para elaboração de trabalhos científicos. Definição do tema da Dissertação final. Formas de organização do trabalho científico. Normas de apresentação de pesquisas. Ética na pesquisa científica e tecnológica.

    3. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Ementa:

      O Trabalho de Conclusão de Curso será um projeto a ser desenvolvido pelos alunos. Deverá ter caráter de aplicabilidade dos assuntos apresentados nas disciplinas do curso. Terá acompanhamento de um professor orientador.

INSTITUTO EXECUTIVO

SEDE EM SOBRAL - CE

© 2024 | Instituto Executivo | Agência Time 360