Sistema Acadêmico
(Adequado à Res. 01/2007 CES/CNE)
PÚBLICO ALVO: Profissionais de nível superior nas áreas de saúde ou correlatas que desejem aprofundar seus conhecimentos no âmbito da saúde mental.
OBJETIVOS: O curso tem como objetivo formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem na área da Saúde Mental dentro da visão de um ser humano Bio-psico-socio-ambiental-histórico e cultural.
DIPLOMA: Especialista em Saúde Mental, Dependência química e Neuropsicologia.
DIAS E HORÁRIOS: 01 vez ao mês. De sexta a sábado. Sexta-feira das 18:00 às 22:00 e aos Sábados das 08:00 às 12:00 e das 13:00h às 18:00.
DURAÇÃO DO CURSO: 20 meses
CORPO DOCENTE: Constituído de professores com Doutorado, Mestrado e Especialização com larga experiência técnica e acadêmica.
CARGA HORÁRIA: 615 h/a
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: “Curriculum vitae”, 02 fotos 3X4 colorida e recente. Fotocópia autenticada de: Diploma de Graduação; Histórico escolar de graduação, RG e CPF.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Camocim – Colégio Georgina Leitão Macêdo (100% presencial)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aspectos Antropológicos e históricos: homem e drogas
O homem, a sociedade e as drogas. As drogas. O homem que usa drogas. A sociedade do homem que usa drogas.
Aspectos Culturais e Psicossociais do Adoecimento Mental
A doença mental e o uso das substâncias químicas no espaço tempo-história. A produção da loucura. Drogas: prazer-problema-dependência. O papel simbólico das drogas. A sociedade e o consumo de drogas: mídia/ mercado/ educação/ grupos sociais/ valores socialmente legitimados. Fatores de risco e proteção para a doença mental e a dependência química.
Abordagem sobre as diferentes substâncias psicoativas
Definição de drogas (substâncias psicoativas) a partir da Classificação
Internacional de Doenças (CID -10). Drogas Lícitas e ilícitas. Efeitos psíquicos e físicos provocados pelo uso.
Aspectos neuropsicológicos das alterações psíquicas e a formação social da mente
Bases estruturais do sistema nervoso. Aspectos neuropsicológicos e comportamentais das alterações psíquicas. Alterações cognitivas associadas ao uso de substâncias psicoativas. Formação social dos usuários de substâncias psicoativas.
Legislação em Saúde Mental e Dependência Química
O binômio Saúde direito. Legislação brasileira sobre saúde mental. Aspectos legais do uso/ abuso/ dependência de drogas. O Estatuto da criança e do adolescente. Legalização e descriminalização do uso de drogas. Alternativa da Justiça terapêutica.
Articulação Suas/Sus: a Construção da Rede em Saúde Mental
A Política de Assistência Social: organização e gestão. A articulação entre as Políticas de Assistência Social e Politica de Álcool e Drogas na atenção à Saúde Mental. Intersetorialidade. Redes sociais.
O Sus: Política de Saúde Mental e Política Sobre Álcool e Drogas
O SUS e a reforma psiquiátrica no Brasil: concepções, aspectos históricos e reforma sanitária. Política Nacional sobre drogas (PNAD, PNA). Politicas em Saúde Mental.
A ciência e a produção do conhecimento científico. Aplicabilidade de normas técnicas científicas (ABNT). Tipos de pesquisa. Etapas da elaboração de projetos de pesquisa. Análise e apresentação dos resultados de pesquisa. Etapas e elaboração da monografia. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica.
Neuropsicologia do comportamento de pacientes usuários de substâncias psicoativas
Exposição moral. Comportamento sexual de risco. Agressividade. Labilidade de humor. Diminuição do julgamento crítico. Déficits no funcionamento social e ocupacional. Prejuízo na afetividade. Impulsividade, agressividade, diminuição do desempenho motor e ataxia. Comprometimento das funções executivas.
Psicopatologias e Conceitos Básicos em Dependência Química
Conceito e histórico de psicopatologia. Estudo dos fenômenos psíquicos normais e patológicos a partir da psicopatologia descritiva. As funções psíquicas e suas alterações. Conceito de normalidade em psicopatologia. Princípios de exame psíquico e semiologia psiquiátrica, com ênfase nos transtornos associados ao uso, ao abuso e à dependência de substâncias psicoativas.
Toxicologia Social: Fármacos e drogas que causam dependência
Bases teóricas da dependência química. Dimensões da dependência. Fatores de risco. Aspectos neurofisiológicos envolvidos com o uso de drogas. Classificação das drogas. Etiologia e efeito das drogas no organismo. Aspectos biológicos e psicológicos de cada droga psicotrópica.
Criança e adolescente e a substância psicoativa
História social da criança e do adolescente. Psicologia do desenvolvimento. Uso de drogas na fase do desenvolvimento. Histórico, políticas e formas de assistência a crianças e adolescentes. Crianças e adolescentes em situação de risco. Compreensão do fenômeno da violência sofrida e praticada por crianças e jovens.
A clínica da abordagem psicossocial e a rede da atenção psicossocial
Modelos de tratamento para a dependência química. A atenção psicossocial para usuários de álcool e outras drogas: acolhimento, projetos terapêuticos, atenção na crise, rede de suporte social, reinserção social. Jovens em situação de risco. O tratamento nos CAPS AD. Cuidados na urgência. Desintoxicação. Síndromes de abstinência. Estratégias de controle de tabagismo.
Princípios de Neuropsicologia Clínica para dependentes químicos
Sinais e Sintomas. Diagnóstico diferencial. Investigação da disfunção cognitiva. Reabilitação neuropsicológica.
Metodologia do Trabalho com Famílias: Doença Mental e Dependência Química
Transformações históricas da família. Ciclo da vida familiar. Aspectos da dinâmica familiar que são fatores de risco ou proteção na saúde mental e na drogadição. Processos familiares na saúde mental. A família como co-dependente. Abordagem de famílias com sofrimento mental. Plano de intervenção com famílias.
Métodos de Intervenção em Saúde Mental e Dependência Química
Indicações de tratamento na dependência química e no sofrimento psíquico. Regime de internação e serviços especializados. Comunidades terapêuticas, casas de acolhimento e grupos de auto-ajuda. Níveis de intervenção: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Conduta em episódios de recaída. Plano de ação para intervenção e saúde mental e dependência química.
Seminário Avançado
Palestras sobre temas relacionados com as diversas disciplinas.
Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso
Orientação para construção dos artigos científicos segundo as linhas de pesquisa definidas.
Nossa equipe está pronta para lhe guiar nessa nova etapa para o seu futuro.
© 2024 | Instituto Executivo | Agência Time 360